sexta-feira, 11 de julho de 2014

O QUE AS ROTINAS SIGNIFICAM PARA O BEBÊ

O que as rotinas significam para o bebê

As rotinas nos tranquilizam — elas nos ajudam a organizar a vida e permitem que a gente consiga fazer mais sem ter que planejar cada detalhe. Para a criança pequena, as rotinas fornecem um sentimento importante de segurança. O bebê aprende com a consistência e previsibilidade de suas respostas, aprendendo que ele ou ela é importante e pode fazer com que as coisas aconteçam.

Ajude o bebê a lembrar

Uma rotina funciona como um apoio para a memória. Bebês muito pequenos não se lembram de muita coisa de um dia para o outro. Cada vez que troca a fralda, cante a mesma música, ou brinque com o mesmo bichinho de pelúcia na barriga da criança -- são dicas adicionais que ajudam a lembrar das experiências anteriores.
Se você canta uma cantiga de ninar quando coloca a criança para dormir, ela irá associar a canção com o sentimento de relaxamento. Esta familiaridade fará com que a criança lembre-se de que é hora de relaxar de novo. E ela saberá o que esperar. Isso aumentará a compreensão de como o mundo funciona, e a criança não sentirá que está em meio ao caos.

Um sentimento de segurança

As rotinas aumentam o sentimento de segurança da criança. Ela está aprendendo mais a cada dia; já sabe que você virá socorrer quando chora e que você cuidará de suas necessidades. As rotinas também farão com que o bebê se sinta seguro com você. A criança sabe o que esperar, pode contar com você para que as coisas aconteçam de certa maneira.
As rotinas também facilitam na hora do bebê aceitar cuidados de outras pessoas. Se você tem uma maneira específica de organizar o dia, com horários agendados para a alimentação, as sonecas e hora do banho, o bebê terá mais facilidade ao se adaptar com outra pessoa que venha a cuidar dele. Ele terá que fazer grandes ajustes para lidar com sua ausência, mas os outros detalhes da rotina diária permanecerão iguais.

(Fonte: site Fisher-price)