quinta-feira, 30 de outubro de 2014

BEBÊS ARTISTAS !!!















































TRABALHANDO ARTES NO BERÇÁRIO I
PINTURA

Mexer com tinta é uma experiência muito gostosa para as crianças pequenas (e grandes também), afinal quem não gosta?

O trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante e deve ser iniciado desde os primeiros anos de idade da criança. Para Maria Cristina Rau, autora do livro “Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem”, a linguagem da Arte é “uma das formas de expressão humana mais antiga a qual se tem conhecimento. Nesse sentido, abordar esse conhecimento na educação infantil estimula a cognição, a sensibilidade e a cultura” (2011, p. 247).

Trabalhar com Artes, nessa fase, remete à apropriação de diversas linguagens que formam a expressividade humana. Trabalhar esse tema com os pequenos significa incentivá-los a deixarem suas marcas e não produzir obras de arte. Simples rabiscos os encantam. Aqueles que tem oportunidade de participar de atividades nessas áreas certamente desenvolvem mais o senso estético e a capacidade cognitiva, desenvolvendo a atenção, memória, imaginação, raciocínio, além de se divertirem muito! Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, imaginação e experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.
Nessa atividade esticamos papel pardo na parede, deixamos as crianças bem a vontade só com a fraldinha, demos pincel e orientamos no manuseio das tintas. Foi uma festa!
(texto elaborado pela profª Renata Morgado)